terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Sobre aprender japonês #1 – Hiragana e Katakana


0

Bem, como eu pus no primeiro post do blog, eu aprendo japonês faz cerca de dois meses. Como não sabia o que postar decidi escrever acerca de aprender japonês pois vejo muitas pessoas tentando aprender do jeito errado, por exemplo, aquelas que botam no Google Tradutor “Português > Japonês” escrevem a palavra que querem aprender e nem se dão ao trabalho de decorar o kanji. Para essas pessoas apenas decorar como se escreve em romanji e a forma como se lê já é o suficiente para elas ficarem fluentes. Admito que já fui assim.
Agora vêm aqueles “Ah, mas Reila, há pessoas que não podem entrar em cursos.”
Eu sei, eu também estou aprendendo por conta própria MAS procuro ferramentas que me ajudem a aprender. Por exemplo os livros “Japonês em quadradinhos” que ensinam do nível básico ao intermediário, eu aprendo por aí. Baixei num blog que vou deixar o link no final.*
A primeira coisa que se aprende é o hiragana. O hiragana é também o primeiro silabário (Não, segundo o livro não é alfabeto que se chama.) que as crianças japonesas aprendem.


Japonês Em Quadradinhos - Volume 1 (Um)

É bastante fácil de se decorar, com letras redondinhas e de geralmente 2 ou 3 traços (Que têm uma ordem especifica!).
Então, eu decorei o hiragana em uma semana e dois dias (eu aponto no meu caderno o tempo que levei a aprender hehe). Treinava todos os dias, escrevia repetidas vezes no caderno por ordem e depois esperava dez minutos. Quando os 10 minutos passassem eu pegava em uma folha e escrevia os hiraganas de que me lembrava enquanto dizia a sua leitura.
Baixava também aplicações para o Chrome, tablet e etc e quando abria uma aba do Chrome era obrigatório eu jogar um desses joguinhos educativos para aprender o hiragana.

Hiragana aprendido, dei a pausa de uma semana ou mais, pois estava ocupada com testes da escola, ver Soul Eater e Shingeki No Kyojin (dois animes que acabei por desistir de ver devido à falta de tempo), tinha de ver também Yamada-kun to 7-nin no Majo (Dorama que adiei para voltar a ver em 2014). E além disso tinha-me viciado nos filmes do Jackie Chan o que me fez passar dias a ver Rush Hour e outros filmes dele.

Enfim, no inicio de Dezembro voltei então à activa, certifiquei-me de que me lembrava do hiragana e avancei para o próximo nível: Aprender o katakana.


Japonês Em Quadradinhos - Volume 1 (Um)

O Katakana é mais difícil do que o hiragana, apesar de também ter, geralmente, 2 ou 3 traços, esse alfabeto apresenta uma forma mais “quadrada” e é menos usado que o hiragana. [Para quem não sabe, ao contrário do hiragana, o katakana serve para escrever palavras estrangeiras.]
 E talvez por isso tenha sido mais difícil para mim aprendê-lo. Tanto que, após uma semana eu continuava ainda a saber apenas o “a”, “i”, “u”, “e”, “o”, e isso desanimou-me e quase me fez parar de aprender o katakana. No entanto, pensar nos benefícios de aprender japonês é que me impediu de fazer tal coisa, e lá fui eu de cabeça voltar a aprender o katakana. Empenhei-me mais e acabei por aprende-lo. Quer dizer, ainda me faltam 10 “letrinhas”.
Vou parar o post por aqui porque além de ele estar a ficar enorme, eu primeiro tenho de acabar o katakana para falar sobre como é aprender kanjis e aprender a contar e etc…
Bem, aqui vai o link do blog para quem quiser baixar:



7 comentários:

  1. Anw adorei esse post *-*
    Vou aprender ainda mais japones ^^
    Eu apenas só sei escrever a,e,i,o,u e algumas letras pequenas xD
    Kissu ~

    ResponderEliminar
  2. Adorei , Muito util *-*
    Eu nas ferias grandes vou tentar aprender c:
    N sei escrever nenhuma letra hehehe
    Bye Bye

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha xD Bgd :3 Boa sorte no teu aprendizado, qualquer coisa podes perguntar à Lilita \õ/

      Eliminar
  3. Lindo post C:
    O hiragana é muito facil , vão aprender na hora , o katakana realmente é dificil :S
    Mas é uma questão de tempo , japones é bem facil .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bgd C: Yup concordo, japonês é fácil mas é preciso ter paciência para decorar aquilo tudo :C

      Eliminar
  4. Reila te passei uma TAG x33
    http://umeontoshi.blogspot.pt/2014/01/tags-2-5-coisas-sobre-mim-que-tu-nao.html#more

    Kiss ~

    ResponderEliminar